segunda-feira, 28 de março de 2011

Viajando com as crianças

Meu bebê observando atentamente a linda paisagem de Bariloche (Argentina)

Quando os casais têm filhos, muitos deles acreditam que será este o fim dos passeios e das viagens mais longas por um bom tempo.

Mas devo advertí-los que este é um grande engano.

Os filhos não atrapalham as viagens, apenas temos que adaptar a nossa rotina e a rotina deles aos passeios que optarmos fazer.

No dia de hoje gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas e roteiros de viagem interessantes para fazer com a criançada.

Bem, a primeira coisa que devemos ter em mente é que as crianças adoram novidade.

Seja um passeio ao Shopping, seja uma ida à praia ou um simples passeio na pracinha, o que realmente chama a atenção deles são as paisagens, as coisas novas que estão vendo e aprendendo. Tudo desperta neles a curiosidade, e com isso eles percebem e sentem: Sensações, texturas, cores diferentes. Então se arrisque, escolha um local bacana e planeje a sua viagem. Tudo que seu filho precisa para se sentir bem na viagem, ele já tem: O papai e a mamãe.

Devemos ter apenas alguns cuidados:

  1. Verifique se o lugar o qual você optou é muito frio ou muito quente. Assim você pode se munir de roupas adequadas, protetores para a pele da criança (que não deve ser muito exposta nem ao Sol nem ao frio intenso)
  2. Não se esqueça de levar os documentos da criança: Certidão ou RG (caso já possua), plano de saúde (nacional ou internacional, a depender do roteiro), passaporte (se necessário).
  3. Procure sentar com calma para planejar os seus passeios locais. Se a criança for ainda um bebê de menos de dois anos, não deixe de separar, ao menos, um dos dois turnos do dia para que o bebê relaxe um pouco. Ou seja, tenha um descanso necessário para suportar todo o tempo da viagem (fizemos isso quando levamos o Cassio, com apenas nove meses, para Bariloche e deu muito certo! Curtimos muito e ainda assim, mantivemos um pouco da rotina dele)
  4. Leve os remédios que seu filho costuma usar em caso de febre, alergia, dor, etc. Isso é necessário, ainda mais quando a viagem é para o exterior.
  5. Se necessário, além do leite, leve também umas papinhas prontas para casos de emergência. Nunca se sabe se o vôo vai atrasar, ou se a refeição do restaurante local é adequada para seu filho. No nosso caso, levamos alguns Potinhos de fruta e de refeições salgadas. Foi ótimo termos feito isso. Nos quebrou vários galhos!!
  6. Se a viagem for de carro, não deixe de parar o veículo de duas em duas horas para que a criança saia um pouco da cadeirinha e não fique muitas horas sentada.

maedobento.blogspot.com
Se tomarmos os cuidados acima, certamente nos divertiremos com os nossos filhos e ainda curtiremos o passeio, lugares novos, a paisagem…


Meus dois amores brincando à beira do lago Nahuel Huapi (Bariloche)

Como roteiro de viagem, acho alguns lugares interessantes para levar a criançada:
  1. Beach Park de Fortaleza (Ceará) - Minha irmã foi com as minhas duas sobrinhas e amou.
  2. Parque Boa Luz de Aracajú (Sergipe) - Esta é mais uma opção para quem curte o ambiente de fazenda. Tem muitas opções para as crianças brincarem além de colocá-las em contato direto com a natureza.
  3. Vila Galé de Guarajuba (Região metropolitana de Salvador) - Quando fomos para este Resort, eu estava grávida ainda, mas observei a quantidade de atividades e de pessoas voltadas para o bem-estar e divertimento da criança, enquanto os pais relaxavam à beira da piscina gigantesca. Pra os papais que querem uns minutinhos de descanso, mas sem se afastar dos filhotes, esta é uma opção muito boa e próxima da cidade.

Bem, estes são alguns dos roteiros para agradar papais e filhos. Mas não há limites de roteiro quando a viagem é bem planejada. No nosso caso, levamos o nosso Cassio para Bariloche, como citei acima, e levamos para Gramado, para o Natal Luz (LINDOOOO! Vale a pena também).

Foram viagens mais distantes de Salvador, mas como planejamos com bastante antecedência os detalhes, o Cassinho curtiu muuuuuito os passeios. Tanto que já estamos planejando locais mais distantes no ano que vem, se assim Deus permitir.

O importante é se divertir em família. Não tem coisa mais gostosa do que estar ao lado de quem se ama.

alameda.com.br

Então, escolha com carinho o seu roteiro e boa viagem!

Beijos,
Bella.

Um comentário:

  1. Confesso a vc, Bella, que isso é uma das coisas que me preocupa...o fato de ter um bebê e não poder viajar e curtir como fazemos quando não temos os pequenos ainda, né??? Mas sempre me animo quando vejo suas fotos e este post me animou ainda mais!!! A cada dia perco mais o medo de ter um baby...rsrsrs
    Beijocas

    ResponderExcluir