segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Que tal uma boa e suculenta carne?

Oi garotas!

Quantas vezes temos que cair na velha e boa massa por medo de nos aventurarmos a preparar uma boa carne?

Pois bem... Vamos investir um pouquinho de tempo em algumas dicas no preparo de carnes para acabarmos com este medo de nos jogarmos e arrasarmos no preparo das carnes?

Bem, as receitinhas de hoje estão voltadas para o preparo da carne de porco.

A primeiríssima coisa que se deve atentar é aos riscos de uma carne de porco comprada num açogue desconhecido, sem regulamentação, ou mal cozida.

Há perigo no contágio da cisticercose, ingestão dos ovos da Taenia solium, que tem o suíno como hospedeiro intermediário.

Para se evitar este tipo de contágio, há duas coisas que se pode fazer:
* Deixe a carne de porco ao menos duas semanas no congelador antes do preparo.
* Tenha certeza de que a carne está realmente cozida antes de ingerir.

Agora, voltando para a parte gostosa da dica de hoje…
Uma carne de porco bem preparada é de deixar qualquer um babando.

Pernil de Porco
temperoesabor.com.br

Tempero:
Coloque num recipiente com tampa, a carne de porco e em separado prepare o tempero com: Sal, alho socado, pimenta do reino, vinho tinto seco e uma cebola batida no multiprocessador ou liquidificador.
Após misturar todo o tempero, derrame sobre a carne e a lambuze bem, virando várias vezes.
Feche o recipiente e coloque de volta na geladeira, pois a carne de porco deve ser temperada no mínimo 12 horas antes de assar.

Na manhã seguinte retire da geladeira e deixe à temperatura ambiente antes de assar.
Como é necessário assar a carne por ao menos 4 horas antes de ser servida, então caso você vá servir a carne no almoço, então o ideal é que se comece a assar por volta das 8h ou 9h da manhã.

Preparo:
Primeiro, enrole bem a carne no papel alumínio (com a parte luminosa voltada para a parte de dentro). Dê várias voltas (em todas as direções) até ter certeza de que a carne e todo o tempero estão bem lacrados por dentro, pois o ar não pode sair. Para a carne de porco ficar macia é necessário que a carne seja assada no “bafo”.

Coloque a carne enrolada no alumínio em uma assadeira e leve ao forno, em fogo baixo, por 2 horas. Após este tempo, retire o alumínio (cuidado pra não se queimar, hein!!) , vire a carne na assadeira e recoloque no forno e deixe por mais 1 hora.

Após assada por 1 hora sem o alumínio, aumente a potência do forno para médio e vire a carne outra vez, caso necessário, para que doure por inteiro.

Sugestão: Sirva com batatas assadas.


Costela de Porco

receitasdasoninha.com.br

Tempero:
Ou você se utiliza do mesmo tempero que citei acima ou use apenas o sal.

Preparo:
Há dois modos de preparo da costelinha que gostaria de compartilhar com vocês.

Tem a costelinha ao modo da Lia Parro, que é feita no forno e a costelinha ao modo do meu marido lindo, Cassiano Lemos, que é feita na brasa.

Ao modo Lia Parro:
Lia, caso eu esteja esquecendo de algum detalhe, por favor, me perdoe e depois me corrija, ok?
Bem, coloque a costela, já temperada, numa assadeira e cubra com suco de laranja.
Não fiquem tímidas com relação ao suco de laranja (rs...rs..rs...), realmente cubram toda a costela com o suco e levem ao forno em fogo baixo.
Deixem que o suco seque por completo.
Quando o suco se secar, retire do forno, vire a costela e volte ao forno até que doure ambos os lados.
Fica macia e deliciosa.

Ao modo Cassiano Lemos Neto:
Após temperar a carne ou salgar com sal grosso, coloque na brasa, na parte mais alta e abafada da churrasqueira, para que asse devagar e por inteiro.
Quando a costela estiver começando a dourar, retire da brasa, passe toda a costela na farinha de mandioca, em ambos os lados, e volte para o forno para terminar de assar já na parte mais baixa da assadeira.
Espere dourar e retire da brasa.
Fica crocante e muito saborosa.




Vinho:
vinhosemaisvinhos.blogspot.com

No meu pouco entendimento no campo dos vinhos, minha recomendação para acompanhar a carne de porco, já que é uma carne gordurosa, com sabor acentuado, os vinhos mais recomendados são ou um tinto mais encorpado, com mais tanino para “brigar” com o sabor forte da carne ou um rosé seco.

As uvas que acho que vão harmonizar com a carne de porco por terem as características que descrevi acima são: Cabernet Sauvignon ou Riesling trocken (seco)

Dêem uma checada nos vinhos das vinícolas brasileiras, argentinas ou chilenas antes de escolher o vinho que acompanhará o prato.

E lembrem-se: Vinho bom é aquele que agrada ao nosso paladar.

Temos apenas que ampliar os nossos horizontes no que diz respeito ao conhecimento dos tipos de uvas. 

Bon appétit!

Beijos,
Bella

Um comentário:

  1. Amiga:
    Muito apetitosa e tentadora essas receitas, vou pesquisar uns sucos desintoxicantes para que eu possa tomar,quem sabe o peso da conciencia diminui um pouco!!!

    ResponderExcluir