sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dicas para as futuras mamães...


Ao meu ver, não há momento mais sublime na vida de uma mulher do que no momento da gestação de uma outra vida.

Sentir aquele bebezinho dentro de nós, dormindo e acordando conosco, interagindo ao sentir a luminosidade, o calor, o barulho da água no chuveiro, ou se mexer ao ouvir a voz do papai, ou você conversando com ele....é indescritível!

Não há nada que se compare a esta relação umbilical com a criança. É realmente divino.

Só que este momento requer diversos preparativos.

Tenho vários toques para compartilhar com vocês, pois me foram muito úteis quando engravidei.

Mas como sei que não conseguirei falar de todos os assuntos numa única postagem, vou começar com os primeiros passos que as mamães de primeira viagem devem tomar.


1) Procure um bom obstetra e ultrasonografista.
br.phototaki.com
Bem, a primeiríssima coisa que se deve fazer quando se descobre que está grávida, é procurar imediatamente um obstetra que lhe passe segurança.


Se o obstertra for ultrasonografista também, excelente! Caso não seja, procure pedir referências com seu obstetra, amigas que já deram a luz ou que estão num processo de gestação mais adiantado que o seu.

O fato é que sem isso, não há como se tomar outras medidas.

2) Procure fazer uma alimentação balanceada e exercícios físicos com a recomendação médica.
Meninas, lembrem-se que: Alimentação balanceada não significa DIETA!!


marmanjo.com


Caso você tenha tempo e dinheiro para ser acompanhada por um nutricionista será ótimo.
Pois o acompanhamento de um profissional neste momento é de muita importância.

Caso você não disponha de tempo ou dinheiro para este tipo de acompanhamento, foque a sua alimentação para a ingestão de bastante frutas, legumes, alimentos ricos em cálcio (peixes, leite, iogurtes), ácido fólico (brócolis, por exemplo) diminua a gordura da sua alimentação (sendo que um pouco de azeite de oliva crú, na salada, faz bem, ok?), mas evite frituras (geralmente causam muita azia e enjoos às gestantes).


Há sites especializados para gestantes que ajudam a direcionar a alimentação nesta fase. Ao final da postagem chequem os endereços dos sites que foram muito úteis para mim durante a gravidez.


portaldafisioterapia.com

Quanto aos exercícios, procure seu médico para que ele analise as suas condições físicas e te encaminhe para a atividade física ideal para você. No meu caso, eu fazia caminhadas todos os dias.


3) Se prepare para a fase do aleitamento materno.

sobrebebe.com.br

Meninas, amamentar é maravilhoso! É um momento ímpar entre você e o seu filho. Não deixe de amamentá-lo!!

Mas para tanto, é necessário uma preparação da mama durante a gestação para que você não tenha dificuldades em amamentar (dor na mama, rachaduras...) e seu filho não tenha dificuldades de conseguir abocanhar a mama de tal forma que a sucção do leite seja adequada.

No meu caso, fiz um acompanhamento excelente na Clínica de Aleitamento Materno (CALMA).

Logo quando cheguei à clínica, por indicação de uma amiga, achei que não precisava de todas as consultas, que estava bem e que não havia problemas na minha mama, que o bico do meu seio era propício para amamentar. Ledo engano, já na primeira consulta, descobri que o bico do meu seio é o chamado "falso bico" ou "bico invertido". Quando a criança fizesse o movimento de sucção, o bico entraria para a parte de dentro da mama, e o leite não sairia.

Resultado, fiz as consultas, recebi toda preparação necessária e amamentei meu filho sem problema algum. Foi uma experiência que sonhei muito em viver, e vivi plenamente.


4) Comece a listar as coisas que você precisa comprar neste período.

beemini.com

Quando somos mamães de primeira viagem, sempre achamos que teremos 9 meses para nos ocuparmos com o enxoval, decoração do quarto, lembrancinhas, hospital que faremos o parto...são 'n' detalhes!!
Meninas, acordem!!!

Quando estamos grávidas, por mais preparo físico que tenhamos, o pique vai diminuindo ao passo que a barriga vai aumentando. Isso é algo absolutamente lógico, mas que não paramos para pensar quando estamos vivendo o momento de êxtase da gestação.

Nos primeiros 3 meses, o enjoo e a sonolência nos são fatores pertubadores, mas ao final do 3º mês, como num passe de mágica, começamos a ter uma energia para deixar qualquer mulher com inveja...rs...rs...

Aproveite este momento, para começar a se movimentar!!

Tome providências que não dependem do fato de saber se vem uma menininha ou um menininho. Por exemplo: Compre  o esterilizador de microondas, conjunto de papeiro, carrinho do bebê, cadeirinha para colocar no automóvel, procure uma decoradora (ou compre revistas de decoração de quartos de bebê), compre roupinhas unissex, comece a pesquisar móveis...pois no quarto mês, geralmente descobrimos o sexo do bebê. Daí pra frente vocês terão mais 3 meses com energia para resolver todo o resto.



Bem, estas serão as primeiras 4 dicas que darei. Mas outras postagens virão com contatos para lembrancinhas do nascimento, os docinhos "bem-nascido" que são distribuídos hoje em dia na maternidade, caderninho de dedicatórias dos visitantes para o bebê e outros.


Mas com referência às dicas que dei hoje, seguem alguns contatos:

# Acompanhamento da gestação e lista de enxoval: Guia do Bebê
# Clínica de Aleitamento Materno (CALMA)
# Móveis: Vale a pena dar uma conferida em pelo menos duas lojas que gostei muito dos móveis:
       * Oito Baby
       * Universal Kids
# Esterilizador a vapor para microondas: Comprei o PHILIPS AVENT (Submarino.com)
# Extrator de Leite manual (me foi super útil, ainda mais quando voltei ao trabalho): Comprei o 'Isis com copos' – PHILIPS AVENT (Submarino.com)
# Mamadeira:  Comprei a mamadeira 260ml BPA Free – PHILIPS AVENT (Americanas.com)
# Jogo de papeiro: Aqui em Salvador, das lojas especializadas em bebês que procurei, achei somente na Jurandir Pires.
# Fraldas descartáveis: Uso muito a Pampers no Cassio, foi a que o deixou mais sequinho. Mas existem outras muito boas. Vale a pena experimentar marcas como: Mônica, Cremer, Johnson & Johnson...
De preferência, amigas, façam Chá de Fraldas!
Fiquei quase 1 ano sem comprar uma única fralda para o Cassinho. Uma maravilha para o meu bolso!!


Última dica e uma das mais importantes!!


Meninas, não se esqueçam! Coloquem o papai para participar, hein!

Façam ele se sentir parte desta fase que nós mulheres vivemos mais intensamente, mas que eles também precisam viver para que nos apoie.

A relação de cumplicidade, companheirismo e paz entre o casal é de vital importância para uma gestação tranquila. Ok?


Bem, para começo de conversa acho que vocês já podem começar a se preparar, não é mesmo?


Aguardem...

Novas dicas em breve!!

Beijos,
Bella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário