quarta-feira, 2 de março de 2011

Você conhece a sua linguagem de amor e a de quem você ama?

dicafeminina.net

Oi, meninas?

Queria hoje dividir com vocês um poquinho da minha experiência como esposa...

No início do casamento, primeiro ano de casada, nem sempre as coisas acontecem como se espera.

Aquele mar de rosas na relação, a lua-de-mel diária, todo os sonhos e desejos...nem sempre se realizam da maneira sonhada e idealizada.

Neste momento há vários casais que desistem sem nem mesmo tentar.

É mais "fácil" lidar com a separação que com os próprios sentimentos, entender aquilo que necessita mudar em nós é sempre complicado. O melhor é fugir, certo?

Errado...para que o casamento passe a ser o mar de rosas tão sonhado é necessário investimento.

Bem, no meu casamento não foi diferente.

Enfrentei muitos ajustes no meu primeiro ano de casada.

As coisas que eu havia idealizado no meu esposo não se realizaram da maneira que imaginei. E percebi que casamento era muito mais que "brincar de "casinha". Era uma entrega diária de ambas as partes e um esforço desta dupla de uma só carne para fazer acontecer o dia-a-dia da relação.

Quando falo "dupla de uma só carne" quero dizer que apesar de sermos duas pessoas completas, inteiras, quando nos casamos passamos a ser apenas uma só carne, ou seja, deixamos de enxergar o casamento como um o investimento unilateral e passamos a realmente viver a relação juntos: algo só é bom pra mim, se for bom para ambos, ou se algo fere a um, fere aos dois.

Não há mais seu e meu. Há "nosso".

Não estou dizendo que deixamos de existir como pessoas e nos anulamos no outro. De jeito nenhum!!

Ainda devemos ser completas, inteiras, termos nossos anseios, desejos...afinal de contas, foi sendo deste jeito que o nosso cônjuge nos escolheu, correto?

Mas quando falo no "nós", falo em companheirismo, amizade, cumplicidade...

Se o cuidado e o amor for mútuo, um zelando por manter sempre cheio o "tanque de amor" do outro, não haverá egoísmo e nenhum dos dois se anula.

Mas enfim, voltando para o investimento na relação, descobri através de um livro, muito interessante que li com o meu esposo no nosso primeiro ano de casado, que abriu bastante o nosso entendimento um do outro.

E através deste entendimento, conseguimos acertar os ponteiros e passamos a ajustar a nossa relação de verdade.

Este livro é a dica de hoje.

" As cinco linguagens do amor" de Gary Chapman.

mundocristao.com.br


Este livro abriu a minha mente para enxergar os anseios e desejos do meu marido e abriu a mente dele com relação a mim.

Basicamente o livro nos leva a entender que cada pessoa tem um jeito diferente de demonstrar o amor e receber o amor.

Há linguagens específicas para cada pessoa, devido a sua personalidade, criação, modo de enxergar a vida.

E as linguagens principais são: 
• Palavras de afirmação
• Tempo de qualidade
• Presentes
• Atos de serviço
• Toque físico
 
Um exemplo simples para que você entenda um pouco da idéia do livro é o seguinte: Quantas pessoas vocês já viram que demonstram amor para as pessoas que as cercam as servindo de alguma forma?

Tem pessoas que gostam de fazer quitutes culinários para agradar, há outras que são prontas a ajudar...enfim, todas essas formas de querer agradar fazendo algo pelo outro é a liguagem de amor de "atos de serviço".

Já existem outras pessoas que adoram dar presentes, cartões de amor, fazer coisas usando a criatividade, a arte, para presentear a pessoa amada. Esta é a típica linguagem dos "presentes".

Outro exemplo é aquela pessoa que tudo o que deseja é a sua companhia. Ou seja, ela prefere que você fique quietinha do lado, lendo, conversando, assistindo a um filme, do que passando horas na cozinha preparando aquele prato especial. Esta é a linguagem de "Tempo de qualidade".

Bem, fiz apenas um resumo para vocês entenderem um pouco do que se trata o livro, mas o fato é que quando se descobre qual é a própria linguagem e a do outro, as coisas são tratadas de forma muito mais suave.

E de repente, situações em que você imaginava não ter solução, vão se desenrolando diante de vocês.  

Bem, como iniciei falando, casamento é um investimento diário, bem como o amor em si. Nós nos levantamos todos os dias e decidimos amar.

Espero que a dica de hoje as estimulem a se levantar hoje e decidir amar. 

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta". I aos Coríntios 13:4-7

 
Beijos,
Bella.

Um comentário:

  1. Bella,
    li este livro e gostei muito, embora creia que precise sempre retornar a ler, porque tendemos a negligenciar um pouco os relacionamentos achando que nossos maridos falam a mesma linguagem que nós. Aprendi muito com este livro e creio que pode ajudar a muitos casais.
    Super beijo!

    ResponderExcluir