segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Efeito Sanfona - Parte 2

Google Images

Olá queridos leitores!

Desculpem a minha ausência na semana passada. Foi uma semana pra lá de agitada!

Mas estou de volta e com outras dicas que gostaria de compartilhar.

Bem, na última postagem compartilhei com vocês algumas características da pessoa que vive o famoso Efeito Sanfona, para que possamos evitar estas posturas em nossas vidas. Mas gostaria de continuar compartilhando com vocês dicas mais práticas e objetivas para que vocês tenham as armas certas para lutar.


Escolhendo as armas
Google Images
 A primeira arma é escolhermos uma boa dieta alimentar.

E pra ser sincera com vocês, já testei tudo quanto é dieta: Da Lua, da sopa, das frutas, da proteína… enfim, todas que estiveram ao meu alcance fazer.

Nada deu certo! Hahahahaha…

Eu emagrecia rapidamente, mas logo depois, ganhava tudo que eu já havia perdido e um pouco mais.

E o que deu certo? Pra mim, o que deu certo foi uma reeducação alimentar.

Tive que aprender a não “comer com os olhos”, diminuir as porções, controlar a ansiedade, comer devagar e deixar o cérebro ter tempo de me mostrar quando estou saciada.

Digo pra vocês uma coisa: O mais difícil na dieta não é o cardápio alimentar, mas os itens acima. Pois quando se tem o hábito de comer o que não se deve (muita gordura, excesso de carboidrato…), em grandes porções e rápido demais, é como se o cérebro não processasse que o seu limite chegou.

Então a dieta que é boa, a meu ver, é aquela que te permite comer de tudo um pouco e te ensina a equilibrar as refeições.

Uma dieta de muitas privações gera uma carga de ansiedade muito grande. Então quando finalmente se chega ao peso ideal, a tendência é voltar a comer da mesma forma de antes. A mente ainda não foi educada. Continua uma “mente de gordo”.

E o resultado nós já conhecemos: O velho Efeito Sanfona.

A segunda arma é nos munirmos de opções alimentares que nos agrade.

Este negócio de passar fome na dieta não é pra mim.

E outra coisa, eu gosto de chocolate, amo café e não dispenso um pãozinho de sal! Hahahaha…

Então, eu procuro fazer opções menos calóricas ao longo do dia (como: saladas, carnes magras grelhadas, muito legumes e frutas) para que eu possa comer coisas que agradam ao meu paladar.

Outra sugestão é mergulhar no mundo light e diet que o mercado hoje nos oferece. Por exemplo, tem uma barrinha de fruta ressecada da Supino e outra da Nutry (tem banana, ameixa…), que leva uma cobertura de chocolate light que tem baixíssimo teor de gordura e é uma delícia.
Google Images

Ou seja, eu consigo matar o meu desejo por doce (chocolate em especial), e ao mesmo tempo, não consumi muitas calorias.

Bem como esta barrinha, há vários produtos light e diet que nos permite brincarmos bastante com a nossa dieta alimentar.

Mas fique atento!! Nem tudo que se diz light/diet realmente o é! Se habitue a ler as informações nutricionais dos alimentos antes de comprá-los e de consumi-los.


Combatendo o inimigo
Google Images
Outra dica importante para combater o Efeito Sanfona é regular os horários das refeições de modo que você nunca passe muito mais que três horas de estômago vazio.

Habitue-se a tomar o café da manhã, fazer um lanche, almoçar, fazer um segundo lanche, jantar e fazer um terceiro lanche (este último, caso seja necessário).

Comendo em intervalos menores, o seu organismo entenderá que não faltará suprimento para o seu corpo e daí não tentará reter toda a gordura em uma única refeição.

Eu procuro à noite me alimentar até às 18 horas para facilitar a minha digestão noturna. Com isso tenho dormido muito melhor (costumo dormir por volta das 21h ou 22h). O meu organismo digere melhor o alimento.

Caso eu venha a sentir fome após este horário, tomo um copo de suco ou como uma fruta (que é o último lanche do dia, ao qual me referi acima).


Vencendo o inimigo
Google Images
A última dica e também importante é: Caso você possa unir esta reeducação alimentar com exercícios físicos será o “cheque-mate” no Efeito Sanfona.

Primeiro, porque você combaterá o sedentarismo (levará uma vida mais saudável). Segundo, pois o exercício físico somado à dieta fará você queimar gordura mais rápido e te dará mais disposição física.

Este último passo eu não consegui pôr em prática ainda, mas está dentre os meus mais importantes objetivos para este ano (mesmo que só restem mais alguns meses para o final do ano….hahahaha…), mas quem tem filho pequeno sabe que já é um super exercício correr atrás dos pequenos, pular e dançar com eles.

O fato, meus amigos, é que é muito bom ver o resultado do seu esforço no final da jornada.
Google Images

Sei que esta caminhada está apenas começando para mim, pois tenho muitos meses pela frente para manter a estabilidade do meu peso, mas vou vencer “um leão por vez”. Ou seja, procuro seguir o conselho do Senhor Jesus que está descrito no livro de Mateus capítulo 6, verso 34: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”

Beijos,
Bella.

Um comentário: