quinta-feira, 19 de maio de 2011

Espera Paciente x Espera Pesarosa

Ansiedade (Google Images)
Por que o tempo da espera é tão difícil?

Esta foi a pergunta que me atormentou a semana inteira.

Se eu pudesse, aceleraria o tempo e pularia etapas (lógico que as difícies e dolorosas), mas não posso.

Esta tendência desesperadora que temos de controlar a tudo, nos leva à ilusão de que também podemos controlar o tempo. E quando nos deparamos com o fato que não temos este poder, então a espera do tempo natural das coisas se transforma numa tarefa extremamente difícil de lidar.

Uma frase de um escritor e poeta britânico chamado Chesterton me fez pensar nesta inquietude fruto da espera ansiosa: "Uma das grandes desvantagens de termos pressa é o tempo que nos faz perder".

Realmente...ficar divagando acerca do desejo de acelerar o tempo e pular etapas estava apenas me fazendo perder um precioso tempo que poderia investir em algo mais produtivo.

Foi então que parei para meditar em como eu gostaria de passar este meu tempo de espera.

Comecei meditando em um texto bíblico que se encaixa perfeitamente: "Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todas as coisas debaixo do céu". (Eclesiastes 3:1)

Tempo (Google Images)
Não creio que estamos ao acaso. Os eventos não se atrasam, nem nos atropelam. Chegam na hora certa.

Então, como esperar?

Compreendi que a espera deixa de ser um fardo quando paramos de esperar por pessoas, por acontecimentos ou por coisas e passamos a esperar no Deus que é gracioso e poderoso para nos prover aquilo que necessitamos.

Entendi que esta é a diferença entre a 'Espera Pesarosa' e a 'Espera Paciente'.

A 'Espera Pesarosa' é aquela que nos deixa ansiosos, anguntiados. Já a 'Espera Paciente' é aquela que nos ensina, que nos amadurece, que não decepciona.

Tem um versículo que gosto muito, que acalma a minha alma quando a ansiedade bate à porta:  
"Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor". Salmos 40:1

Esperar pacientemente no Senhor, não significa que ficaremos sentados e inertes. Pelo contrário, quando decidimos esperar em Deus por entendermos que a confiança nEle não nos decepciona, isso nos torna pessoas ativas e batalhadoras, mas sem ansiedade.

Quando esperamos no Senhor, entendemos que esta espera tranquila, aquietadora, é fruto de um coração que depende de Deus, que o conhece, que entende que em toda a sua majestade e grandeza, Ele se importa conosco e cuida de nós.

Um Deus detalhista, que se ocupou com cada pequena parte de toda a sua criação; Um Deus que não deixou escapar instrumento algum nesta grande orquestra que criou.

Este Deus é aquele que nos aquieta o coração e nos ensina que esperar pacientemente nEle, não só vale a pena, como vale a vida.

Meu coração se aquietou quando entendi que o Deus em quem tenho posto o meu coração e a minha ansiedade é o mesmo que me amou antes mesmo de eu nascer. E Ele, melhor do que ninguém, sabe do que necessito.

Cabe a nós decidirmos que tipo de espera queremos enfrentar, pois com certeza, há tempo para todas as coisas em nossas vidas. Disso não temos como escapar.


Deixo para vocês uma música que vale a pena ouvir e meditar:  Indescribable

Meditar e Orar (Google Images)

Beijos,
Bella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário