segunda-feira, 21 de março de 2011

Imediatismo...a guerra do dia a dia.

Queridos leitores,

Peço perdão pela demora em postar novidades.
O dia-a-dia de mãe, profissional, esposa..., às vezes, tomam todo o meu tempo.

Mas vou me policiar para bater-papo com vocês, ao menos, dia sim, dia não, ok?
Daí, manteremos sempre nosso canal de comunicação aberto.

Bem, a postagem de hoje eu queria dedicar a uma questão que diz respeito a mim, que talvez você também se identifique: Vou falar acerca da guerra que travamos contra o imediatismo.

grandesmensagens.com.br


Vivemos numa época em que todas as coisa são "Just in Time", e com o surgimento de ferramentas como emails, MSN, Facebook, Orkut, TV fechada e outras, a humanidade passou a viver numa constante necessidade de se ter tudo, a toda momento, de todas as formas possíveis e imagináveis em apenas um clique no computador ou numa única ligação.

Se queremos comprar algo ou descobrir uma informação, basta pequisar no "Google", ou entrar em algum site de compras em grupo, ou entrar num site de relacionamento, que em pouco tempo, você obtem o que deseja ou  todos já sabem do que você necessita.

Bem, não há problemas nisso, desde que se compreenda em como utilizar estas ferramentas disponíveis a nós sem trazer isso para  as demais áreas da nossa vida.

Precisamos entender que apesar de vivermos num ritmo acelerado, temos que, muitas vezes, sermos contrários à tendência de querermos resolver as questões internas de forma imediatista.  Pois por conta disso temos sido os responsáveis por atrapalharmos e atrasarmos ainda mais a resolução dos nossos problemas.

Há coisas que não se pode acelerar, pois demandam tempo.

Quando falamos em vinhos, vemos que o tempo da espera, do repouso do vinho, o torna mais saboroso, encorpado; Quando falamos em bons livros, bons filmes, vemos que o tempo é fator decisivo para garantir a perfeição dos detalhes; Quando pensamos na gestação de uma criança, também enxergamos que os nove meses se fazem necessários para o amadurecimento do feto até o nascimento do bebezinho.

Portanto, não podemos perder de vista que aquilo que foi construído em nós durante anos, não pode ser descontruído na mesma velocidade de um clique no computador, celular ou TV.

Há demandas emocionais como sentimentos de culpa, mágoas, tristezas profundas, depressão, desilusões, baixa auto-estima, falta de amor...que da mesma forma como levaram tempo para entrar, levarão tempo para sair.

E temos que respeitar este tempo, pois isso é saber respeitar a nós mesmos.

Este tratamento da alma  envolve o tratamento piscológico, que muitas vezes se faz necessário procurar profissionais (psicólogos, psiquiatras) que nos auxilie nesta "construção" ou "desconstrução" emocional, quanto do auxílio daquele que pode fazer o que ninguém mais pode: Deus.

Há um texto no livro de Eclesiastes, capítulo 3, versos de 1 a 11, que retrata muito bem isso.

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou. Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de aborrecer; tempo de guerra, e tempo de paz. Tudo Deus fez formoso em seu tempo". Eclesiastes 3:1-8, 11.

Não há como tratarmos coisas que estão tão arraigadas em questão de segundos.

Tendemos a querer a cura das feridas da alma na mesma velocidade em que se faz uma pesquisa na internet. E isso não vai acontecer. E quanto mais rápido for o entendimento de que as soluções que envolvem questões mais profundas levam mais tempo, mais fácil será o tratamento.

Então, querido leitor, seja qual for a demanda emocional que você esteja passando, se dê tempo para ser tratado. Não se cobre demais, mas busque ser tratado. Não se acomode. Seja corajoso.

E, se for o caso, busque ajuda de profissionais que te ajudem neste processo, mas acima de tudo, não perca de vista que buscar a Deus em meio a este tratamento interno, é a chave que nos faz enxergar a cura para as feridas da alma e do espírito.

Gostaria de finalizar esta postagem com o convite que uma pessoa muito especial fez a nós há mais de dois mil anos atrás:  "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei".  Mateus 11:28

Deixe hoje a pessoa de Jesus aliviar a sua carga.

Um grande beijo,
Bella.

5 comentários:

  1. É, Bella, eu sou daquelas pessoas ansiosas que precisam de tudo resolvido na hora...e é incrível como tudo dá certo quando deixo para que o Senhor resolva, e entrego nas mãos dele inclusive minha ansiedade. É um processo doloroso ter que esperar pelo tempo certo para resolvermos as coisas, mas só com a ajuda de Deus é que podemos adquirir este conhecimento, né?
    Eu continuo ansiosa, mas sempre, todos os dias, pedindo ao Senhor que trate isso em minha vida!
    E eu creio, com todo o meu coração, que Ele realmente faz tudo na hora certa, da melhor forma.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. BELA, MUITO BOM SEU TEXTO.. REALMENTE VIVEMOS UMA PERIODO DE IMEDIATISMO...
    SOMOS IMEDIATOS NOS SENTIMENTOS, NAS RELAÇOES, NO TRABALHO.. E ESSAS COISAS DEMANDAM TEMPO PARA SEREM CULTIVADAS E EXPERIMENTADAS DA FORMA MAIS SUBLIME E VERDADEIRA. GOSTEI DE VER VC ESCREVENDO.BEIJAO.. SAUDADES! LUDMILE DEIRÓ.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto e bastante oportuno. Eu, que tenho uma pré adolescente de 10 anos em casa, to sabendo bem o que é querer acelerar tudo kkk...
    Parabéns especial para a foto.
    Bjo, Giuliano

    ResponderExcluir
  4. Lindona, sei exatamente do que significa tudo isso que você disse e concordo com cada vírgula, parágrafo e palavra!!! Deus cuida de nós no tempo que Ele tem para amadurecermos. Nós não sabemos que tempo é esse, queremos que as coisas se resolvam de uma hora para outra, mas depois do tempo de Deus e da solução dEle, vemos o quanto foi importante cada segundo a mais! Adoro seus textos... Parabéns pelo blog! Beijão e saudades. Pê

    ResponderExcluir
  5. Nossa..Bella...hj tive curiosidade de ver seu blog... achei sua ideia mto interessante. E fui dando uma lida nas postagens..e parei nessa..realmente vc eh um ser iluminado..e mto sabio... suas palavras tocam nosso coraçao...dando a paz q precisa. Um beijo enorme pra vc e sua familia.

    ResponderExcluir