sexta-feira, 1 de abril de 2011

Segredo segredíssimo

Capa do livro de Odívia Barros (Foto: Divulgação)

Há diversos assuntos que, como pais, sentimos muita dificuldade de abordar com os nossos filhos. Pedofilia é um deles.
A postagem de hoje vai abrir uma oportunidade de abordar este assunto tão sério e sensível com o seu filho, numa linguagem que ele entenda e se proteja.
A comunicação entre pais e filhos é a melhor e maior arma contra a pedofilia.
Portanto, a dica de hoje é o livro "Segredo Segredíssimo" de Odívia Barros, 33 anos, que sofreu abuso em sua infância e se calou durante sua vida inteira, só conseguindo expor o problema depois de adulta.
Pensando na sua filhinha de 5 anos, Odívia teve a iniciativa de escrever um livro diretamente para crianças, com linguagem e figuras apropriadas, alertando e ensinando a reconhecer uma situação de abuso, sem assutá-las. Este é o primeiro livro no Brasil que aborda este assunto diretamente para o público infantil.
O livro conta a história de uma garotinha chamada Adriana, triste e medrosa, que tinha um segredo: Era abusada pelo tio.
Ilustração: Thais Linhares (Foto: Divulgação)

Ela não tinha coragem de contar para a mãe, até que foi incentivada a isso por sua amiguinha Alice.
Este livro mostra tanto às crianças quanto aos pais como romper a barreira do silêncio entre pais e filhos nestas situações, além de mostrar os cuidados dos pais com relação à prevenção e até o tratamento desta questão tão difícil.
Na Bíblia encontramos diversas passagens nos alertando a sermos prudentes com os perigos que nos rodeiam. Mas eu gostaria de destacar dois em especial:
" O avisado vê o mal e se esconde; mas os simples passam e sofrem a pena." Provérbios 27:12
"Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas". Mateus 10:16
Temos que ser muito prudentes, atentos e cuidadosos com estes bens preciosos que Deus nos deu.
E para isso, além de orarmos diariamente pelos nossos filhos, devemos nos utilizar das ferramentas que Deus nos coloca à disposição, como a comunicação e a informação.
Por isso, vale a pena ler e incentivar os seus filhos a lerem também o livro.
Odívia me mandou um email informando que o livro já está disponível nas maiores livrarias de Salvador, dentre elas, a Livraria Cultura do Shopping Salvador .
Caso vocês queiram ver outros sites que comentaram sobre este livro e um pouco da biografia de Odívia, seguem os links: G1, Folha.com, ABC.
acoesmultiplicadorzdjhony.blogspot.com

Que Deus nos dê sabedoria e olhos como os da águia para enxergarmos o mal de longe e sermos prudentes.
Beijos,
Bella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário