sexta-feira, 8 de abril de 2011

A Língua

logopeia.wordpress.com

Olá queridos amigos!

Eu estava meditando muito esta semana inteira sobre o poder da nossa língua.

Se utilizando deste membro tão pequeno do corpo humano, podemos insentivar pessoas, acalmar corações, trazer ânimo para um amigo, desenvolver uma boa reunião de trabalho, trazer saúde ao nosso casamento e contribuir com o crescimento emocional dos nossos filhos.

Mas se este tão pequeno membro for utilizado de forma errada, pode destruir amizades, acabar com um casamento, desenvolver traumas nos filhos, destruir emoções, causar confusão, fofoca, desânimo...e por aí vai. A lista de desastres causados por uma língua sem freios é interminável.

Grandes líderes se utilizaram de palavras sábias para trazer a união de povos. Mas outros líderes, através de suas palavras loucas,  destruíram impérios.

O livro de Tiago, capítulo 3, versículos de 2 a 6 diz o seguinte:
"Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.  A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno".

É bom pararmos para meditar nisso, pois todos os dias diversas palavras saem dos nossos lábios. Algumas são sábias, outras são tolas.

E para cada palavra que falamos, há consequências: Maiores, menores, boas ou ruins. Mas há consequências. Estas  palavras não voltam depois de terem sido lançadas. Elas vão e aonde caírem, podem dar frutos saborosos ou amargos.

O fato é que temos que pedir muito a Deus sabedoria para marcarmos as pessoas que nos cercam, seja em casa, no trabalho, com amigos...da maneira correta. Trazendo palavras que gerem vida e não morte.

Vejo hoje vários adultos cheios de traumas, medos, inseguranças, pois foram marcados por palavras negativas ditas e repetidas por seus pais.

 Vejo crianças que foram perseguidas com apelidos pejorativos nas suas escolas (os chamados 'Bullyings'), sofrerem com medo de frequentar às aulas, se tornando agressivas em casa por não conseguirem se defender na escola ou com transtornos como a bulimia e anorexia.

Vejo casamentos sendo destruídos pela falta de tato e de amor no falar. Casais que ao invés de pensarem antes de falar, vomitam palavras que ofedem, agridem.

Enfim, não estamos livres de cometer erros, de nos dirigirmos àqueles que amamos da forma incorreta. Mas na minha vida, não quero que estes erros sejam frequentes. Não quero que estes erros endureçam o meu coração ao ponto de me achar com "tantas razões", que esqueça de pedir perdão. No que depender de mim, não quero ser pivô de uma briga entre amigos, de uma crise em família ou de um desgaste profissional.

Albert Einstein tem uma frase bem interessante: "Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne".

Decidi clamar a Deus que dome a minha língua de modo que eu seja sábia e não tola. Para que eu possa ser abençoadora dos que me cercam, amorosa com as pessoas ao meu redor, semear vida, esperança e paz, ao invés de tentar resolver um problema, fruto de uma palavra errada.

E para alcançar a sabedoria, tem uma dica muito prática em Provérios 1:7.
" O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; os tolos desprezam a sabedoria e a instrução".

E você, querido amigo, o que vai decidir para a sua vida?

Beijos,
Bella.

2 comentários:

  1. É, Bella, este texto que vc escreveu é bem valioso. Infelizmente já sofri muito por causa da lingua alheia e até de minha própria. Uma pessoa pode realmente destruir a vida de outra por causa desta partezinha tão pequena do corpo.
    Tenho aprendido a cada dia que só com o Senhor ´e que podemos nos expressar de forma sincera e verdadeira. Ele conhece nosso coração e sabe quais são nossas falhas. E em amor, ele nos mostra o caminho a seguir. É muito sofrido passar por situações em que uma palavra proferida por alguém nos machuca de forma violenta. Estou aprendendo a duras penas a calar. Desta forma, quando chego em minha casa, desabafo com Deus. Tenho vivido um período de grande aprendizado nesta área e tenho certeza de que Deus ainda vai me ensinar muito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, Bella. As vezes é difícil refrear a língua, ainda mais quando estamos "com razão". Mas tudo que eu peço a Deus é pra encher meu coração de amor e de muita sabedoria.
    Deus abençoe sempre sua família linda!
    Amo vocês!

    ResponderExcluir